Vereador discute soluções para enchentes no Vale Verde com Ecovias e Prefeitura

Foto: Rafaela Ribeiro

Rafaela Ribeiro sob supervisão

O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos), presidente da Comissão Permanente de Segurança da Câmara, se reuniu hoje (3) com representantes da Prefeitura e da Ecovias para discutir soluções para as frequentes enchentes que ocorrem no Vale Verde. O parlamentar cobrou ações para resolver esse problema, que segundo ele, se arrasta por anos.

Alessandro conta que, ano passado, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que tratou desse problema no Vale Verde apontou que o Poder Executivo é o maior responsável pelos desdobramentos das fortes chuvas no bairro. O parlamentar disse que se, mais uma vez, não ter uma devolutiva por parte da Prefeitura, será necessário abrir uma nova CEI.

O secretário de Meio Ambiente, Harlan Clemente, disse que foi aberto um edital para a contratação de uma empresa para realizar o licenciamento do projeto de drenagem do mangue no local. No entanto, segundo ele, apenas uma empresa se apresentou para o edital, o que levou o processo a ser reaberto, mas devido a uma mudança na legislação ambiental, foi necessário readequar o edital para cumprir as novas regras. De acordo com o representante do Poder Executivo, essa adequação já foi realizada, e agora o edital está sendo avaliado pela procuradoria a fim de verificar se está tudo certo para retomar o processo de contratação.

Durante a reunião, o engenheiro da Ecovias, João Carlos Brito de Oliveira, explicou que contratualmente a concessionária tem o dever de fazer anualmente limpeza da via, próximo ao canal paralelo a rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O representante da Ecovias afirmou que esse serviço costuma ser realizado de forma prévia ao período das chuvas, geralmente no mês de setembro.

Oliveira também afirmou que foram realizadas quatro campanhas de limpeza no local no período de seis meses, porém, a água está acumulando devido à dificuldade de escoamento. O coordenador de assuntos institucionais da Ecovias, Caio Cesar Vicentini de Barros, também participou da reunião.