Vereador pede mais investimento em Atenção Básica em encontro regional de saúde

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Alessandro Oliveira (PL) participou ontem (21) de uma reunião no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, com autoridades de saúde da Região Metropolitana da Baixada Santista. O encontro foi promovido pela União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) e contou com a presença de representantes das nove cidades (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente), além de profissionais de saúde das prefeituras da região.

O encontro teve o objetivo de discutir as principais demandas de saúde da região, como a oferta de leitos de UTI pela Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS); a disponibilização de exames pelo SUS, principalmente de alta complexidade; e o atendimento regional para as mulheres com endometriose, entre outros problemas.
Os integrantes da UVEBS criticaram o sistema CROSS pela demora nos atendimentos aos pacientes da região no que se refere a procedimentos cirúrgicos complexos. Essa central é administrada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que cumpre a função de regular o acesso na área e hospitalar e ambulatorial.

Segundo Alessandro Oliveira, que integra o conselho consultivo da UVEBS, os problemas relatados pelos vereadores das nove cidades são antigos, mas se agravaram com a pandemia da Covid-19. Além disso, o parlamentar criticou a falta de investimento maior na Atenção Básica da Baixada Santista, o que tem reflexos no atendimento de média e alta complexidade. O vereador ponderou que, apesar de a atenção básica ser uma atribuição dos municípios, o Estado e a União poderiam investir um pouco mais nessa área, pois “quanto maior o investimento na saúde preventiva, menor será os custos com nos outros níveis”.

Alessandro também disse que os gestores devem sair dos discursos e partir para a ação para resolver estas questões. Para o vereador encontros deste tipo são altamente produtivos para encontrar soluções para a saúde pública na região, trocando informações sobre os problemas enfrentados pelos municípios e sobre as soluções que estes porventura tenha encontrado. “Com a união dos gestores e legisladores da região, pode-se até pensar em soluções por meio de consórcios de municípios”.

Participaram da reunião a doutora Mônica Mazzurana, gestora do Hospital Guilherme Álvaro; e Paula Covas, diretora regional de saúde da DRS-IV.