Vereadores apontam descaso do governo municipal com os patrimônios históricos e culturais

Durante sessão ordinária, o parlamentar Alessandro Oliveira (PL) apresentou um requerimento para a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estudará ações de preservação dos patrimônios históricos e culturais do município. No uso da palavra, os parlamentares apontaram o pouco-caso do chefe do Poder Executivo refletido nos próprios públicos da cidade. Alessandro Oliveira menciona no documento que o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (CONDEPAC) é o comitê responsável pelas respectivas questões e que apesar dos esforços individuais dos membros, é necessária a disposição dos Poderes constituídos.

Segundo o parlamentar do PL, as redondezas do Largo do Sapo, localizado na Vila Elizabeth, passaram a ser pátio de container e isso dificulta o acesso ao local. O vereador comentou que falta criatividade por parte dos secretários afim de que torne os pontos preciosos da cidade mais atraentes e interessantes. Alessandro Oliveira ainda explicou que a ideia da CEV é convocar os representantes responsáveis para discutir as medidas necessárias e ressaltou que Cubatão possui um orçamento bilionário.

Para Rodrigo Alemão (PSDB), é preocupante a falta de zelo do Poder Executivo referente aos patrimônios culturais e históricos do município. O parlamentar disse que os trabalhos dos grupos artísticos se encontram paralisados sem nenhum incentivo da administração municipal. Rodrigo Alemão também comentou que enquanto houver um gestor desinteressado no avanço da cidade, todos os esforços será em vão.

Fábio Roxinho (MDB) afirmou que as questões históricas e culturais nunca foram prerrogativas do atual governo municipal. O vereador mencionou que, embora o descaso coloque o município no contexto envergonhado, a recente notícia do Sítio Arqueológico Vale Verde posicionou a cidade no cenário positivo. Além disso, para o parlamentar, o chefe do Executivo esquece da cultura e arte que ainda existe em Cubatão.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que a representatividade de Cubatão no Brasil é gigantesca. O parlamentar pediu à Alessandro Oliveira a fiscalização atenta na Vila da Usina Henry Borden para que não se pareça com o estado atual da Vila Fabril. O vereador ainda comentou que os jovens cubatenses não possuem nenhuma esperança de permanecer na cidade futuramente.

Para Rafael Tucla (PP), o atual chefe do Executivo visa a obtenção de lucros com a venda de equipamentos públicos. O vereador mencionou que o gestor municipal pediu para a empresa Rumo que ampliasse as obras no 31 de março e não se preocupou com os moradores do bairro. O parlamentar ainda disse que as chances da CONDEPAC solucionar as questões são poucas, devido as frequentes ações prejudiciais do prefeito municipal.