Vereadores aprovam projeto que faz remanejamento de emendas impositivas

Por Leonardo Cruz sob supervisão

Na manhã de hoje (1°), em sessão extraordinária, os parlamentares aprovaram o projeto de lei N° 98/2023, de autoria do prefeito municipal, que altera as emendas que menciona do anexo das emendas impositivas, da lei ordinária N° 4.238, de 26 dezembro de 2022. Durante votação da matéria, os vereadores discutiram  sobre o fato ocorrido na última segunda (28/08), na Unidade Municipal de Ensino (UME) João Ramalho no bairro Vila Nova, em que as aulas foram suspensas em virtude de um problema na caixa d'água.

Alessandro Oliveira (PL) apresentou provas do ocorrido na UME e gravações de áudios falsos com falas dele espalhados em aplicativo de mensagem. O vereador afirmou que a exposição envolvendo seu nome, demonstra que o enfrentamento à irresponsabilidade das autoridades do município está sendo bem executado. O parlamentar ainda ressaltou que a denúncia, é um extremo descaso por colocar a saúde dos estudantes em risco.

Para Rafael Tucla (PP), o acontecimento na UME João Ramalho, demonstra a injustiça com os pais de alunos e toda a população. O vereador disse que, ao entrar na escola, o cenário que presenciou era do risco eminente de contração de doenças e a apreensão dos servidores por terem denunciado o caos. O parlamentar ainda pediu ao presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL), que solicite providências junto ao setor jurídico do Legislativo contra as gravações falsas espalhadas com falas do vereador Alessandro Oliveira.

Rodrigo Alemão (PSDB) ressaltou que a administração municipal, ao invés de buscar formas de solucionar o caso na UME, apontou as denúncias como uma fraude para autopromoções. O vereador comentou que o Poder Executivo deve assumir as responsabilidades e não culpar outros representantes pelo que não fez. Para o parlamentar, a atual situação da cidade é deplorável e um desrespeito com os cubatenses.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que a realidade de Cubatão é triste de ser vivida. Segundo o parlamentar, devido à falta de médicos no Pronto Socorro Municipal, os pacientes aguardam mais de 6 horas para serem atendidos e a cada semana um novo problema surge na cidade. Além disso, o vereador afirmou que o parlamento cubatense está unido e merece respeito.

A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussão, sendo a última em regime extraordinário, e segue para sanção do prefeito e redação final.