Vereadores aprovam projeto que homenageia ex-conselheiro municipal de saúde

Foto: Rodrigo Palassi.

Os parlamentares aprovaram na última terça (12), em sessão plenária, o projeto de lei Nº 22/2022, de autoria do vereador Afonsinho (PSDB), que denomina a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Esperança/CAIC como “Conselheiro Manoel Pereira de Lima – Maraca”. O próprio público, que fica na Rua São Francisco de Assis na Vila Natal, receberá o nome de um dos mais engajados membros do Conselho Municipal de Saúde, falecido em 25 de janeiro deste ano.

Na justificativa do projeto, Afonsinho lembrou que Maraca teve importante atuação no Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Químicas, Farmacêuticas e de Fertilizantes da Baixada Santista (Sindquim). Formado em Engenharia de Produção, o líder sindical trabalhou por muitos anos na Ultrafertil, onde se aposentou como operador de máquinas pesadas. Ao longo de sua jornada profissional, Maraca também atuou como office boy e como ajudante de açougue.

Maraca teve papel destacado no campo da participação popular, sendo membro tanto do Conselho Municipal de Saúde quanto do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. “Sempre atuante em nossa cidade, de forma respeitosa e em defesa dos direitos e do atendimento de qualidade para todos na saúde”, mencionou Afonsinho em sua justificativa. Maraca também foi presidente da Associação dos Aposentados do Jardim Casqueiro e atuou como integrante do Rotary Club de Cubatão.

Afonsinho ainda lembrou que Maraca foi ministro da eucaristia na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa e possuía um grande espírito de solidariedade e amor ao próximo, sendo responsável por arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, impactadas pela pandemia.

Os familiares do homenageado estiveram presentes durante a sessão e acompanharam a aprovação do projeto de lei.

PL Nº 70/2022

Os parlamentares também aprovaram o PL Nº 70/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a administração a alienar bens móveis inservíveis pertencentes ao patrimônio municipal. O projeto de lei foi colocado em pauta, por meio de requerimento, do presidente da Câmara, o vereador Ricardo Queixão (PSDB).

Os projetos de lei foram aprovados em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. As matérias seguem para a redação final e sanção do prefeito Ademário Oliveira.