Vereadores aprovam projetos que homenageiam líderes comunitários da cidade

Os parlamentares aprovaram ontem (30/11), em sessão plenária, três projetos de lei de autoria dos membros do Legislativo que prestam homenagens a líderes comunitários de Cubatão. As matérias foram aprovados em primeira e segunda discussão, sendo a última em caráter extraordinário. Os projetos seguem agora para a sanção do Poder Executivo.

O projeto de lei Nº 53/2021, de autoria do vereador Wilson Pio, nomeia como Manoel Fernandes Gomes, o logradouro público localizado entre a rua Maria de Almeida Torres e a rua Waldomiro Pereira, no bairro Vale Verde. Manoel Fernandes Gomes nasceu no município de Santa Luzia, no estado da Paraíba e foi um participante ativo no bairro, lutando pelas conquistas da comunidade. “Ele era uma pessoa humilde, carismática e que lutou pelo bairro. Se está sendo honrado, significa que deixou um legado”, ressalta Wilson Pio.

A outra propositura do parlamentar aprovada foi o PL Nº 66/202, que denomina como Valdir Teles Ribeiro, a área do playground e da academia ao ar livre, situada na praça Tereza dos Santos Mesquita, no Vale Verde. Nascido em Itapejara D’Oeste, no estado do Paraná, Valdir teve atuação política de destaque no bairro, sendo assessor do ex-vereador Manoel Ubirajara Pinheiro Machado. Além disso, o líder comunitários foi um dos fundadores do transporte alternativo em Cubatão. “Teles foi um homem guerreiro, lutou pela cidade e merece o reconhecimento”, ressaltou Pio.

Seguindo a ordem do dia, o terceiro projeto de lei Nº 96/2021, de autoria do vereador Guilherme do Salão, nomeia como Ednaldo Moreira dos Santos (Fusca), a praça situada na rua Fued Farah, quadra 4, no Ilha Caraguatá. Ednaldo nasceu em Salvador, capital da Bahia, e chegou em Cubatão aos 11 anos. Desde então, residiu na Ilha, onde ficou conhecido como Fusca, por ser soldador. Fusca, sempre foi ativo no bairro, com projetos sociais esportivos e ficou conhecido, na várzea, como “Fusca, o rei da resenha” e, em 2012, fundou o Real Caveirão Futebol Clube, time de esportes amador. “Ednaldo cresceu no bairro, amava futebol e era um exemplo para todos que conheciam ele. Praticava a dança de rua e levava as crianças para praticar a dança e o esporte”, relembra Guilherme.

Moção
O vereador Alessandro Oliveira (PL) apresentou uma moção de aplauso ao ex-servidor municipal de Cubatão, João Paulo Pucciariello Perez, pelo 3º lugar na categoria Programa/Projeto de Política Pública alcançado na 11ª edição do Prêmio Josué de Castro, com o projeto “Banco de Alimentos de Osasco no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19” desenvolvido por ele na Prefeitura da cidade da Grande São Paulo. A premiação tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Sérgio Calçados (PSB) apresentou uma moção de aplauso para o Luiz Nunes da Silva, que ficou na terceira colocação, na categoria pesado (até 94 kg), no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado recentemente em São Paulo. Luiz Nunes é responsável pelo primeiro Centro de Artes Marciais, no Centro Esportivo Pita, além de ser instrutor de Jiu-Jitsu em Cubatão desde 2011.