Vereadores cobram agilidade nas emendas destinadas às bandas e fanfarras da cidade

Foto: Leonardo Cruz

Na manhã de hoje (3), os parlamentares se reuniram com o representante da Associação de Bandas e Fanfarras da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (AFABAN), Luiz Carlos Ferreira de Araújo e com a secretária municipal de Educação, Lidiane Goulart. O presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL) e os vereadores Alexandre Topete (PSDB), Afonsinho (PSDB) e Tinho (Republicanos) cobraram maior celeridade nas emendas impositivas destinadas ao projeto na rede de ensino do município.

Cléber do Cavaco mencionou a importância do projeto e cobrou maior agilidade na execução das emendas dentro da administração municipal. O vereador questionou a representante do Executivo acerca da implantação das bandas nas escolas do bairro da Vila dos Pescadores. Além disso, o presidente da Câmara sugeriu um transporte exclusivo à associação para apresentações em outras cidades.

Luiz Carlos ressaltou a resistência que existe na implantação do projeto por parte de alguns diretores escolares. O representante da Associação disse que se não houver a formação dos grupos nas escolas, é em vão a compra de materiais para as apresentações das bandas e fanfarras.

Para Lidiane, o que proporciona maior visibilidade ao projeto é que as bandas sejam integradas por alunos maiores, do quarto ano em diante. A representante do Executivo esclareceu que, por ser um projeto cultural, as emendas destinadas são alocadas na secretaria de Cultura, e que na Seduc não existe rejeição do projeto por parte dos diretores escolares. A secretária ainda se colocou à disposição para qualquer impedimento na implantação da AFABAN e ressaltou que o objetivo da pasta é que entre as 21 escolas de ensino fundamental, cada uma tenha seu próprio grupo de banda.