Vereadores cobram manutenção e limpeza na rede municipal de ensino

Por Leonardo Cruz sob supervisão

Em sessão ordinária, ocorrida na última terça (29), os parlamentares apontaram o descaso da limpeza e manutenção nas Unidades Municipais de Ensino (UME’s). Na última segunda (28), um pombo morto em estado de decomposição, foi encontrado por autoridades sanitárias através de denúncias de professores e pais de alunos, dentro da caixa d’água que abastece a UME João Ramalho no bairro Vila Nova.

Alessandro Oliveira (PL) criticou a gestão do Poder Executivo e mencionou as cobranças feitas à administração municipal referente as escolas. Segundo o vereador, a água que os professores e alunos da UME João Ramalho bebiam, era a mesma da caixa d’água onde foi encontrada a ave. O parlamentar também comentou sobre a denúncia ao Ministério Público das más condições da creche da Vila São José e disse ser um crime contra as crianças do município.

Guilherme do Salão (PROS) afirmou que a má gestão pública do chefe do Poder Executivo continua. O vereador comentou que elaborou indicações e ofícios, antes da pandemia, pedindo também uma limpeza geral dentro das UME’s. Segundo o parlamentar, na época do verão, crianças subiam nas caixas d’água de outras creches e escolas para tomarem banho.

Tinho (REPUBLICANOS) mencionou sobre a sua visita na obra da Unida Básica de Saúde (UBS) do Morro do Índio e disse ter cobrado da secretaria responsável o motivo da paralização. O parlamentar ressaltou que é inadmissível a falta de médicos, exames laboratoriais e remédios na UBS. Para o vereador, a exigência de políticas públicas é a obrigação do parlamento cubatense.

Projetos Aprovados

Os parlamentares também aprovaram o projeto de lei N° 83/2023, de autoria do Poder Executivo, que celebra o convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da secretaria estadual de Segurança Pública para o corpo de Bombeiros.

Os projetos de N° 92/2023, que autoriza o Poder Executivo a prorrogar o auxílio moradia às famílias do bairro Mantiqueira e o de N° 93/2023, que bem como autoriza o governo a prorrogar o bolsa moradia às famílias atingidas pelo transbordamento do Rio Pilões, também foram aprovados durante sessão ordinária.

As matérias foram aprovadas em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. As três proposituras seguem para sanção do prefeito e redação final.