Vereadores cobram Prefeitura e Sabesp por enchentes em bairros de Cubatão
A Comissão de Vereadores (CEV) que trata das constantes enchentes e alagamentos em Cubatão se reuniu ontem (02/06), na Câmara Municipal, para debater soluções para esse problema. Conduzido por Guilherme do Salão (PSB), presidente da CEV, o encontro contou com a presença do diretor do Departamento de Serviços Urbanos e Contratos, Antonio Marcos Ribeiro, e dos secretários municipais de Manutenção e Serviços Públicos, Elmo Ferreira, e de Obras e Desenvolvimento Urbano, Marcos Quarterolli. Os parlamentares Edson Mota (União) e Marcinho (PSB) também estiveram presentes na reunião.
Na reunião, os parlamentares discutiram alguns problemas de escoamento que os cubatenses enfrentam em bairros como Vila Esperança, Vila São José e Vila dos Pescadores. Com apoio dos demais membros, Guilherme ressaltou que o intuito da CEV é buscar alternativas para reduzir as consequências dos períodos chuvosos. "A gente não veio para acabar com a enchente, mas mitigar esse impacto dela", afirmou o vereador.
Em relação à Ilha Caraguatá, o parlamentar questionou o secretário Quarterolli sobre o reservatório conhecido como piscinão. Ao acompanharem o encontro e tirada de dúvidas, os demais vereadores destacaram a importância de discutir ações para melhorar a qualidade de vida em relação às enchentes. Marcinho ainda questionou sobre a harmonia do trabalho entre as secretarias no Vale Verde, bairro que passa por um processo de instalação de água em todas as residências e logo demandará um trabalho de drenagem e manutenção.
"Eu queria saber se esse trabalho entre Sabesp, Secretaria de Obras e Secretaria de Manutenção no Vale Verde está bem entrosado", afirmou Marcinho. Em resposta, Josimar Souza, da Sabesp, disse que no momento, apesar da resistência de alguns moradores, a companhia está realizando as ligações de água dos imóveis.
Ao encerrar a reunião, o presidente da CEV deliberou, em conjunto com outros parlamentares, que o grupo irá realizar diligências com equipes técnicas da Sabesp. Além disso, a comissão vai solicitar contratos com a companhia e convocar representantes da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, para esclarecimentos.