Vereadores criticam serviço prestado pela Viação Sou e decidem criar comissão de inquérito

Vereadores criticam serviço prestado pela Viação Sou e decidem criar comissão de inquérito

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata dos problemas do transporte público municipal se reuniu ontem (10) para discutir o serviço prestado pela Viação Sou, responsável pelas linhas de ônibus em Cubatão. Os trabalhos foram conduzidos pelo chefe do Legislativo, o vereador Topete (PSD), presidente da CEV e contou a presença de parlamentares e representantes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT). Os dirigentes da empresa não compareceram à reunião.

O presidente da CEV criticou duramente o serviço prestado pela Viação Sou na cidade. Topete apontou que a frota da empresa está sucateada, sendo que boa parte dos ônibus apresenta péssimas condições de funcionamento. O chefe do Legislativo mencionou que, recentemente, a comissão, em diligência à garagem da empresa, constatou que alguns veículos foram retirados de linha para manutenção.

Guilherme do Salão (PSB) fez coro ao presidente da Câmara e comentou que já viu alguns veículos danificados em pontos sensíveis do trânsito da cidade, como o Estradão da Ilha e a Avenida 9 de Abril. O parlamentar defendeu uma nova convocação dos representantes da Viação Sou para que eles possam prestar explicações acerca da atual situação do transporte público municipal. O vereador disse que, em caso de reincidência, a empresa deva ser convocada judicialmente.

Rodrigo Freire, superintendente da CMT, explicou que, embora o contrato firmado entre a Prefeitura e a Viação Sou estabeleça 49 veículos em circulação no transporte público municipal, a frota atual é de 41 ônibus, sendo 36 em operação e 5 de reserva. Os dirigentes do órgão municipal também comentaram que o pagamento à empresa é feito por passageiro transportado, sendo que a fiscalização realizada por meio das catracas, que são abertas e fechadas diariamente, de modo digital, mas sem acesso em tempo real ao sistema. Os representantes da CMT ainda informaram que já emitiram notificações e aplicaram multas à Sou por descumprimento de cláusulas contratuais.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara deliberou por encerrar a CEV e abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEV), que aprofundará as discussões sobre a situação do transporte público municipal. Topete também solicitou ao Poder Executivo uma relação das multas aplicadas à empresa e cópias do contrato vigente entre Prefeitura e Viação, além dos termos aditivos.

Participaram da reunião os vereadores Alessandro Oliveira (Republicanos), Tinho (PSD), Batoré (Agir), Jair do Bar (PSDB), Edson Mota (União Brasil), Xuxa (PSDB), Rony Martins (PSD), Ronaldo da Comissão (PSD) e Marcinho (PSB). Também estiveram presentes Edivaldo Antônio, coordenador da CMT, Álvaro Martins Neto, diretor da CMT e Uziel Gonçalves, supervisor da CMT.