Vereadores destinarão emendas parlamentares impositivas para combate da pandemia

Foto: Marcus Cabaleiro (PMC)

Os vereadores se reuniram ontem (17), no gabinete da presidência da Câmara Municipal, com representantes da Secretaria de Saúde, do Comitê Municipal Estratégico Covid-19, Pronto-Socorro Central, Unidade de Pronto Atendimento e Central de Vagas para discutirem medidas de enfrentamento à pandemia em Cubatão. O encontro foi conduzido pelo chefe do Legislativo Cubatense, o vereador Ricardo Queixão (PSDB),

O encontro definiu que os recursos das emendas parlamentares impositivas serão destinados a novas medidas de enfrentamento à pandemia, como a ampliação de testagem da população ou a própria aquisição de vacinas. Essa iniciativa já havia sido tomada em abril de 2020, quando recursos de emendas foram realocados para a ampliação da capacidade de atendimento de emergência e urgência.

“Convocamos essa reunião para buscar soluções para enfrentar o colapso causado pela pandemia”, explicou o presidente da Câmara, que comentou que a taxa de ocupação dos leitos na cidade para Covid-19 se aproxima dos 100%. Ricardo Queixão também destacou a aprovação do projeto de lei que confirmou o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus. “A cidade teria muitas dificuldades se tivesse que comprar individualmente os insumos e as vacinas para combater a pandemia”.

A secretária de Saúde, Eliane Taniolo, disse que a prioridade agora é ampliar a testagem para efetivar o isolamento social dos contaminados. Outro desafio é avançar nas tratativas sobre o aumento no número de leitos clínicos no PS Central e de UTI no Hospital de Cubatão.

O infectologista e diretor clínico do Hospital de Cubatão, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, comentou sobre o quadro atual da pandemia na cidade. O médico disse que as novas variantes do vírus são mais agressivas e deixam os contaminados mais tempo internados. Araújo ressaltou que enquanto a vacina não está disponível para todos, é preciso adotar medidas amargas como a restrição de circulação e um severo isolamento social. “Do contrário, não conseguiremos enfrentar esse desafio”.

Participaram da reunião os vereadores Rodrigo Alemão (PSDB), Alessandro Oliveira (PL), Topete (PSD) e Sergio Calçados (PSB).