Vereadores participam de ato de combate à violência contra a mulher

Foto: José Lucas Sena

A vereadora Jaque Barbosa (PSD), presidente da Comissão de Defesa das Mulheres da Câmara, e o parlamentar Alessandro Oliveira (PL) participaram hoje (25) de uma caminhada pelo centro da cidade para celebrar o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data, que foi oficializada em 1999, após Assembleia Geral das Nações Unidas, tem como objetivo alertar e conscientizar a sociedade sobre os crimes contra a mulher, além de incentivar políticas públicas para a defesa da mulher.

Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019 e do Atlas da Violência de 2020, a cada quatro minutos no Brasil uma mulher sofre agressão. Em 2020, 17 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas de algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual. A cada oito minutos, uma mulher foi vítima de assédio sexual. Segundo o Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe, o Brasil é, na região, o país com o maior número de feminicídios, sendo que a cada seis horas, uma mulher é assassinada.

Jaque Barbosa ressaltou a necessidade do apoio da municipalidade para que ações de defesa da mulher sejam implementadas em Cubatão. “É preciso investir em políticas públicas de conscientização, apoio e enfrentamento ao problema”. A vereadora ainda pediu o fortalecimento da Delegacia da Mulher e da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, além da criação de uma rede de amparo às vítimas de violência doméstica.

Em outubro deste ano, a parlamentar solicitou ao Poder Executivo estudos técnicos para a implementação do “auxílio aluguel” para mulheres vítimas de violência doméstica em Cubatão, com o objetivo de ajudá-las a se afastar dos agressores. Na ocasião, a vereadora apresentou um estudo do projeto “Justiceiras”, que mostra que 35% das mulheres vítimas de violência moram com o agressor, sendo que em 51% dos casos, o responsável pelas agressões é o atual companheiro e em 48% um ex-namorado ou ex-marido.

A caminhada teve como ponto de partida o Paço Municipal e foi encerrada no Parque Anilinas. No local, foi exposto o Varal da Vergonha, com dados e informações sobre violência doméstica no Brasil, e também ocorreu uma palestra sobre direitos das mulheres e os diversos tipos de violência contra a população feminina. O evento foi promovido pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão.