Vereadores questionam falta de estrutura das unidades de saúde em audiência pública

A Câmara realizou hoje (30) a Audiência Pública da Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2022, em obediência à Lei Complementar Nº 141 de 13 de janeiro de 2012. A prestação de contas foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, o vereador Tinho (Republicanos). Durante a apresentação, o secretário da pasta, Rodrigo Dias Silva esclareceu uma série de questionamentos dos vereadores, dentre eles, a falta de estrutura de algumas unidades básicas de saúde (UBS) e a assistência hospitalar aos mutuários da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais.

Alessandro Oliveira (PL) criticou a administração pelo estado de precariedade das UBS e disse que recentemente fez uma diligência na unidade do Morro do Índio, onde encontrou inúmeros problemas estruturais. O parlamentar comentou que as chuvas dos últimos dias causaram infiltrações na UBS, o que prejudicou o atendimento dos pacientes, entre eles, gestantes, crianças e idosos. Ela ainda questionou como a unidade naquelas condições pode ser qualificada como um equipamento de saúde pública.

Sérgio Calçados (PSB) questionou o serviço prestado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), gestora do Hospital Municipal, e criticou a falta de prestação de contas da instituição em relação ao atendimento aos servidores municipais. “Vocês deveriam ser a parte mais interessada em contribuir com essa audiência pública mas querem se manifestar”.

Márcio Azenha, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), lamentou a possibilidade de saída do atual secretário da pasta e disse que o gestor sempre atendeu os conselheiros e participou de todas as reuniões do CMS. Azenha explicou que a secretaria municipal de Saúde não teria os números referentes aos procedimentos feitos pela FSFX aos mutuários da Caixa de Previdência. Os vereadores sugeriram que o superintendente da autarquia municipal apresentasse dados a respeito desses atendimentos.

O secretário de Saúde explicou que uma nova farmácia 24 horas atenderá os pacientes da cidade. O equipamento será instalado na antiga unidade do SAMU, que funcionou como uma espécie de Casa COVID durante os momentos mas severos da pandemia. Sobre a contrapartida estabelecida no contrato entre a Universidade São Judas Tadeu, responsável pela Faculdade de Medicina, e a Prefeitura, o gestor disse que até 2024 uma nova policlínica estará em funcionamento.

O vereador Guilherme do Salão (PROS) e integrantes da secretaria de Saúde também participaram da audiência pública.