Vereadores questionam Prefeitura sobre pavimentação de ruas na Água Fria

Leonardo Cruz sob supervisão

Os vereadores Alessandro Oliveira (Republicanos) e Guilherme do Salão (PSB) se reuniram hoje (25) com representantes do Poder Executivo e uma comissão de moradores da Água Fria. O objetivo do encontro foi tratar a questão da manutenção das vias urbanas do bairro e a constante dificuldade de locomoção dos moradores locais. Lindomar Nascimento, secretário adjunto de Obras e Pedro Hildebrando, secretário de Manutenção e Serviços Públicos, estiveram presentes para os esclarecimentos.

O gestor adjunto de Obras esclareceu que a conservação periódica das ruas do bairro é de responsabilidade da pasta de Manutenção e Serviços Públicos; já a fiscalização da região da Água Fria é do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA). Nascimento informou que esteve numa reunião, há cerca de duas semanas, com representantes do mencionado órgão e da Ecovias e, na ocasião, a promotoria do GAEMA mencionou a remoção futura dos moradores da Água Fria e, em razão do fato, a justiça teria descartado o investimento na pavimentação do bairro. O representante da Prefeitura ainda comentou que existe um contrato, por parte do Executivo com o governo do Estado de São Paulo, de contratação de uma empresa para a execução desses trabalhos.

Hildebrando esclareceu que em virtude de a área do bairro ser considerada de proteção ambiental, a manutenção só pode ser realizada com a autorização dos órgãos fiscalizadoras do território da Água Fria. O secretário também informou que não há planos de pavimentação no local por conta do imbróglio judicial que envolve a área.

O morador da Água Fria, Adriano Gomes, ressaltou que os serviços executados, de forma paliativa, pelo Executivo não estão reparando a situação. O munícipe comentou que a condição do asfalto dificulta o tráfego de ambulâncias e caminhões de bombeiro para prestar qualquer socorro dentro do bairro. Segundo ele, são os próprios moradores que acabam realizando reparos nas vias urbanas.

Além disso, o diretor da Associação Unidos por Moradias e Desenvolvimento Social (AUMEDS) também ressaltou que os moradores não foram notificados, em momento algum, sobre a remoção deles da Água Fria. Ele explicou que, há dois anos, a entidade entrou com uma ação jurídica junto da Prefeitura de Cubatão ao GAEMA, que pleiteava a manutenção das ruas e, graças ao processo, conseguiram a autorização para realizar a fresagem do asfalto. Porém, durante a reunião de hoje, foi surpreendido ao saber das tratativas recentes do Executivo com o órgão estadual.

Para Alessandro Oliveira, a maior necessidade é solucionar os problemas atuais que os moradores enfrentam. O vereador ressaltou que um planejamento ou cronograma de manutenções das vias deve ser feito e os trabalhos executados com mais durabilidade. O parlamentar ainda informou que, sobre a remoção dos moradores, irá convocar os representantes da secretaria de Habitação, Meio Ambiente e GAEMA para as próximas reuniões.