Parlamentares rejeitam veto do Poder Executivo à projeto que nomeia novo AME como " Vereador Wilson Pio dos Reis"

Por Leonardo Cruz sob supervisão

Em sessão ordinária, ocorrida na última terça-feira (3), os vereadores rejeitaram o veto integral, de autoria do chefe do Poder Executivo, ao projeto de lei N° 39/2023, que nomeia o futuro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) como "Vereador Wilson Pio dos Reis". De acordo com a propositura, o veto se dá por contrariar o interesse público, devido as obras não estarem concluídas e sequer o equipamento está em funcionamento.

Para Rodrigo Alemão (PSDB), a razão do veto gera revolta pela hipocrisia notada na descrição da justificativa. O parlamentar ressaltou que não tem coerência o veto ao projeto, por homenagear o ex-vereador Pio, falecido em abril desse ano, e que era membro do mesmo partido do chefe do Poder Executivo. O vereador ainda considera pífia a explicação, pelo motivo do gestor municipal, enviar há pouco tempo, um projeto que denomina a Praça do Crevin, também com obras inacabadas, com o nome do seu pai “José Roberto Azzoline Soares”.

Rafael Tucla (PP) ressaltou que, o veto ao projeto é um desrespeito para com o Poder Legislativo. Segundo o vereador, a ação do governo municipal não possui nenhum fundamento técnico. O parlamentar também afirmou que o chefe do Executivo não tem interesse em homenagear o ex-vereador na denominação do AME.

Guilherme do Salão (PROS) destacou que as reivindicações de Pio permanecem na história do Legislativo Cubatense. Para o vereador, o veto é uma ação vergonhosa do gestor municipal, por ele anular a homenagem à uma figura que defendia seus feitos na Câmara. Além disso, o parlamentar ressaltou que cobrava e respeitava as atuações do ex-vereador.