Wilson Pio pede criação de Polo Gastronômico, Cultural e de Comércio no Rubens Lara

O vereador Wilson Pio (PSDB) solicitou hoje (30), em sessão plenária, que a administração municipal realize estudos para a implantação de um Polo Gastronômico, Cultural e de Comércio em toda a extensão da Rua Rivaldo Alves Feitosa, no Conjunto Habitacional Rubens Lara, na região do Parque São Luís. “A iniciativa valoriza o bairro e cria melhores opções de lazer, entretenimento e eventos para os munícipes, tornando-se também em mais uma atração para a cidade”, ressaltou o parlamentar.

Na justificativa do requerimento, Pio menciona que o Polo vai incentivar o comércio local, gerando emprego e renda, além de promover o segmento gastronômico e melhorar o acesso à principal via do bairro, que apresenta hoje um grande fluxo de pessoas. O parlamentar comentou que o Polo deve abrigar vários locais de convivência, praças públicas e espaços para a prática esportiva.

“O local é frequentado por pessoas que vem do Jardim Costa e Silva e de outros bairros da cidade”, disse Pio. Ele afirmou que a Rua Rivaldo Alves Feitosa, no Conjunto Rubens Lara, representa hoje um dos maiores centros comerciais de Cubatão, com vários estabelecimentos gastronômicos. O parlamentar defendeu a criação do Polo para regularizar os comércios que já atuam no local, gerando emprego e renda.

Roxinho (MDB) comentou que o município já conta com uma legislação específica sobre essa questão de zonas comerciais. A Lei Municipal N° 4.089, de 27 de julho de 2020, disciplina o número de vagas no perímetro urbano para o comércio ambulante, demarca as áreas permitidas. O parlamentar disse que a Prefeitura costuma realizar ações em diversos bairros da cidade, fechando comércios e apreendendo mercadorias. O vereador defendeu a regularização dos estabelecimentos comerciais e a emissão de novas licenças de funcionamento.

Outros requerimentos
O vereador do PSDB também solicitou ao Poder Executivo que a UME Maria do Rosário Lopes Franco, localizada no Conjunto Habitacional Rubens Lara, possa oferecer até o nono ano do ensino fundamental, a fim de atender os estudantes que hoje precisam se deslocar até a UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro.

“Fui procurado pelas mães dos alunos que me entregaram um abaixo assinado com mais de 490 assinaturas pedindo a instalação das classes (7º, 8º e 9º ano) na UME Maria do Rosário”, mencionou Pio no requerimento.

Pio ainda solicitou à Prefeitura que providencie a substituição da iluminação pública de vapor de sódio (amarela) por LED em todas as vias urbanas do bairro Cota 200.