Wilson Pio solicita instalação de albergue noturno em Cubatão

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

O vereador Wilson Pio (PSDB) apresentou três requerimentos na sessão ordinária de hoje (27). Entre os trabalhos apresentados, destaca-se o pedido que solicita à administração municipal que estude a possibilidade de instalação de albergue noturno em Cubatão. Segundo o parlamentar, o novo equipamento público irá oferecer acolhimento com camas, cobertores, travesseiros, banho e alimentação a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

No requerimento, Wilson Pio pontua que com a pandemia da Covid-19, mais pessoas se encontram em situação de rua, passando fome e frio. “Atender de forma qualificada e personalizada de modo a promover a construção conjunta com o usuário do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia são funções do albergue noturno”, explica o parlamentar.

“Só quem conhece e vivenciou de perto essa realidade das ruas sabe o que acontece”, ressaltou Wilson Pio. Ele recordou que quando atuava numa entidade religiosa nos bairros Cota levou muitas vezes pessoas em situação de rua para casa, dando-lhe assistência e apoio. Para o parlamentar, o albergue noturno é um instrumento importante para ressocialização do individuo, de modo que o ajude a retornar ao seio de sua família. “Política pública é cuidar de gente. Não é só construir ponte e viaduto”, destacou o vereador.

Wilson Pio também solicitou ao Poder Executivo que elabore um plano de homenagem mensal para 2022 em alusão à comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil por meio das bandas e fanfarras das unidades municipais de ensino, respeitando todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia da Covid-19.

O parlamentar do PSDB ainda pediu à Prefeitura que crie um projeto de lei e o encaminhe à Câmara que destine áreas para igrejas em todos os projetos habitacionais futuros em Cubatão. Na justificativa do requerimento, Wilson Pio lembra que moradores de algumas localidades, situadas em áreas de risco e de proteção ambiental, foram realocados para conjuntos habitacionais que não contam com templos religiosos, que faziam parte do cotidianos dessas pessoas.

Moção de Aplauso
O vereador Guilherme do Salão (PROS) apresentou moção de aplauso aos estudantes e educadores do SESI-SP (que conta com uma unidade em Cubatão), que participaram recentemente do Campeonato Brasileiro de Wrestling na cidade Itabaiana, em Sergipe.

O parlamentar destacou que o SESI-SP desenvolve há mais mais de 25 anos o programa Atleta do Futuro, cujo o objetivo é promover gratuitamente a formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos.

“Além de homenagear os atletas, a moção de aplauso serve de incentivo para que nossas crianças e jovens cubatenses participem do programa e se tornem futuros atletas da modalidade, representando nosso município nas diversas competições”, disse o vereador